Aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, são oportunidade para aprender sobre saber ganhar e saber perder
Nas aulas de Educação Física com o professor Sérgio Ricardo, das turmas do Ensino Fundamental, foram propostas experiências em diferentes modalidades de esporte envolvendo a competição.
O docente havia observado movimentos mentais desfavoráveis na mente das crianças ao enfrentarem as situações de "ganhar ou perder":
- algumas, dando o melhor de si, ficavam insatisfeitas ao perderem;
- outras choravam muito, não aceitando a situação;
- e havia aquelas que, com mais habilidades, cobravam, dos que não as tinham, resultados melhores, não reconhecendo e valorizando o esforço realizado.
O objetivo, portanto, era de que as oportunidades com os jogos levassem a experimentar a importância de reconhecer e valorizar o esforço de todos, e de despertar a generosidade, nos mais habilidosos, de ensinar o que sabiam aos que apresentavam mais dificuldades.
Antes e depois dos jogos foram feitas reflexões sobre atitudes que conduziriam ao bem e à alegria, e as que gerariam um mal. O desafio sempre era o de que tivessem consciência de que tudo se pode viver em harmonia quando o respeito e o afeto presidem as situações.
Avaliando a atividade, concluímos que até mesmo as experiências difíceis e as reações negativas, quando alvo de reflexão e da busca do bem pelo bem mesmo, se convertem em recursos para realizar as mudanças necessárias que asseguram um ambiente de paz e de harmonia, começando primeiro dentro de si mesmos.