Sistema de Avaliação

- Distribuição de pontos
O ano letivo é dividido em quatro etapas valendo, cada uma delas, 25 pontos, resultando, ao final, em 100 pontos cumulativos. A média de cada etapa corresponde a 15 pontos.
- Instrumentos de avaliação
O aproveitamento escolar do aluno é verificado por avaliações escritas, trabalhos, exercícios, pesquisas, conduta, participação, interesse e outros recursos a critério do docente.
Os instrumentos de avaliação devem priorizar a compreensão dos fatos, o estabelecimento de relações e a capacidade de observar, elaborar e criar.
Não é permitida a antecipação de avaliações ou sua aplicação fora do horário previsto. O aluno que perder uma avaliação, por motivo de força maior, deverá requerer uma segunda oportunidade a partir do contato dos pais e/ou responsáveis com a Coordenação ou Direção Pedagógica, obedecendo a critérios estabelecidos pela Direção.
- Plantão de dúvidas
No decorrer de cada etapa letiva o aluno tem oportunidade de refazer seu processo de aquisição do conhecimento e esclarecer dúvidas com a finalidade de dar continuidade aos estudos de modo satisfatório. Será convocado por agenda em dia e horário determinados e em turno oposto ao que cursa normalmente.
- Recuperação
A recuperação é intervenção contínua, em cada conteúdo ministrado, visando superar as dificuldades detectadas no processo de aprendizagem.
O plano de recuperação é elaborado pelo professor de sala, juntamente com a Coordenação, e aplicado em horário extra. Será oferecido ao aluno por meio de atividades extras e orientação individual.
Após cada etapa de avaliações realizadas, o aluno que não obtiver níveis superiores a 70%, em qualquer conteúdo, terá nova oportunidade de avaliação após os estudos de recuperação. Prevalecerá sempre o resultado de maior valor.