Sistema de Avaliação
A avaliação do trabalho escolar tem por objetivo principal coletar subsídios para o controle de qualidade do ensino e da aprendizagem com vistas ao aperfeiçoamento do currículo e contribuir para o desenvolvimento do aluno e seu preparo para o exercício da cidadania.
NO ENSINO FUNDAMENTAL:
7.1 Instrumentos de Avaliação Cognitiva
Os instrumentos de avaliação devem priorizar a compreensão dos fatos, a percepção das relações e a capacidade de observar, elaborar e criar.
Serão utilizados, para avaliação do aproveitamento, diversos instrumentos tais como: provas, trabalhos individuais e em grupo, exercícios, pesquisa ou outros, a critério do professor.
A avaliação fora do período normal deve ser solicitada através de contato prévio com a coordenação pedagógica, estando sujeita a estudos na Equipe Técnica.
7.2 Distribuição dos Pontos
O ano letivo está distribuído em 4 etapas letivas que totalizarão 40 (quarenta) pontos anuais.
Todas as etapas letivas têm o valor de 10 (dez) pontos. O mínimo em cada etapa é de 6 (seis) pontos o que implica que, abaixo destes 6 pontos, o aluno se encontra automaticamente em recuperação.
(confira na imagem abaixo)
7.3 Critério de Aprovação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver, ao final do ano letivo, entre 24 e 40 pontos em cada conteúdo e 75% de frequência geral na série. Este critério é aplicado apenas aos alunos do Ensino Fundamental.
7.4 Recuperação Paralela e Contínua
A Família será notificada da recuperação no encerramento do bimestre. A criança será convocada para o Plantão de Dúvidas e receberá atividades que a preparará para a avaliação de recuperação.
A avaliação de recuperação será, portanto, ministrada no contra turno, no horário do Plantão de Dúvidas.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
7.5 Critérios Utilizados
A avaliação na Educação Infantil é qualitativa e realiza-se mediante acompanhamento e registro descritivo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, tomando como referência os objetivos estabelecidos para esta etapa da educação, sem propósito de promoção.