4º Ano aprende sobre poemas, poesias e literatura de cordel
Os alunos do 4º Ano, sob as orientações das professoras Adriana Bernardo da Silva e Tamires de Sá, fizeram um estudo sobre poemas, poesias e literatura de cordel. Este estudo foi feito com o intuito de iniciar uma investigação acerca das distinções e características próprias de cada gênero, buscando assim compreender a importância do eu lírico, que é a “voz” que expressa os sentimentos nele.
Segundo as docentes, a poesia é um texto que tem por finalidade despertar e estimular a expressão das emoções. Já a poesia toca o sentir do ser humano motivando a expressá-lo em forma de texto. Foi trabalhado sobre a expressão das emoções, diferenciando quando estas se manifestam por um sentimento verdadeiro ou por sentimentalismo.
“Percebemos que houve uma movimentação nas crianças que foram estimuladas a expressar alguns sentimentos em forma de texto. Escreveram belos poemas com o tema Família, demonstrando o sentimento de amor, afeto e gratidão pelos seres que lhes são tão queridos. Sentiram-se muito felizes ao preparar um mural, em forma de cordel, em que apresentaram as fotos de suas famílias e os poemas produzidos por elas. Esse trabalho foi exposto para compartilhar as produções das crianças com as famílias que visitaram o Colégio no dia da abertura da Unidade da Família”, explicaram as professoras.
Confira os depoimentos de alguns alunos:
Paula de Castro: Estou aprendendo sobre literatura de cordel: antigamente as pessoas faziam os poemas e depois penduravam em fios que tinham o nome de cordel, isso aconteceu no Brasil na região nordeste. Aprendi também que a estrutura do poema tem que ser toda alinhada. Esse estudo despertou em mim uma alegria muito grande. Quando eu aprendi a fazer poemas eu adorei e hoje eu amo fazer poemas.
Helena Costa: "Esse estudo despertou em mim o fato de querer estudar mais, conhecer mais e de poder criar meus próprios poemas."
Maria Clara Chaves: "Estou aprendendo que poema é um gênero textual, onde temos o eu lírico que é a “voz” que expressa os sentimentos no poema, por exemplo, uma flor pode ser o eu lírico no poema. E quando lemos um poema, ele desperta sentimentos de alegria e felicidade. A partir do estudo realizado despertei alguns sentimentos de alegria e felicidade, porque quando o poeta elabora os poemas ele expressa seus sentimentos, contando para o leitor o que ele viveu e sentiu. O poeta procura formas de transmitir o seu sentimento para despertar sentimentos no leitor."