1º Ano aprende sobre o conceito de ‘casa mental’
González Pecotche, em sua rica e diversificada bibliografia, escreveu um livro infantil chamado Minha Casa Mental – contos para crianças. Com esta leitura os alunos do 1º Ano estão aprendendo que a mente se parece muito com uma casa e que deve ser defendida de todos os maus pensamentos que queiram habitar nela.
De acordo com as professoras Adalgisa Andrade Arantes, Eduarda Assis Castro e Maria Rosileide Ferreira dos Santos, a realização deste trabalho tem como objetivo formar seres mais conscientes, que saibam criar defesas mentais, protegendo a mente da gama dos maus pensamentos.
“Os seres humanos vivem em um joguete nas mãos dos pensamentos, por isso precisamos conhecê-los, saber como eles se manifestam em cada indivíduo e fazer a criança perceber desde cedo esta realidade fará com que se desenvolva nela naturalmente a vida consciente”, explicaram as docentes.
A atividade tem propiciado às crianças vencerem os pensamentos que levam a um comportamento inadequado, utilizando imagens e vocabulário que fortalecem o propósito de bem.