Infantil 4A aprende a conviver com as diferenças
Pensando em criar um momento sensível para a culminação do projeto sobre o respeito às diferenças, as professoras Viviann Waleska, Bruna Patrícia e a equipe do SOE convidaram pais e alunos do Infantil 4A para recordarem os conceitos tratados durante o semestre.
Primeiramente, foi traçado um caminho, uma linha temporal, para que os pais compreendessem o que fora estudado pelas crianças. Iniciou-se então a recordação da primeira atividade do projeto: a beleza das frutas, refletindo que todas têm o seu sabor, cor, textura, forma, além de ressaltar a generosidade de Deus em nos fazer diferentes, mas com o mesmo anelo, o de fazer o bem.
No segundo momento, as crianças fizeram uma surpresa para as famílias. Elas entraram no ambiente do auditório cantando e recitaram um poema O tesouro, que foi objeto de estudo. Depois, com a colaboração da professora de Música, as famílias se divertiram ao som de duas músicas cantadas e dançadas por todos.
Ao final, as famílias foram convidadas para prepararem uma deliciosa salada de frutas. Cada núcleo ficou responsável por um item e para compor esta refeição sortida e colorida.
“Foi observado que em certos momentos as crianças estavam manifestando o pensamento de desrespeitar o amigo, ou não compreender a diferença do outro. Então, pensamos em fazer um trabalho em equipe, juntamente com as famílias, para observar que somos diferentes no pensar, no agir, que cada um tem as suas características, vontades, e temos que respeitar o outro, para que possamos viver em harmonia”, explicaram as docentes.