Turma do Infantil 5B aprende a amarrar o cadarço
As professoras do Infantil 5B matutino, Dayanna Gomes e Ana Carolina Dias, propuseram uma atividade para que as crianças desenvolvessem gradativamente o domínio dos movimentos para amarrar o cadarço.
Em sala, as docentes confeccionaram moldes de sapato com papel cartão para que as crianças pudessem decorar da forma que quisessem. Em seguida, cada uma recebeu um fio de lã que seria o cadarço.
Todos foram para o ginásio e, em círculo, começaram a praticar: primeiro a professora ensinou como passar o cadarço nos buraquinhos, fazendo formatos de X. “Foi um desafio, pois exigiu muita atenção, concentração e paciência por parte das crianças para desenvolverem a habilidade de enfiar o cadarço no formato correto para que fosse possível amarrá-lo posteriormente”, observou Dayanna.
Após conseguirem passar o cadarço, foi o momento de aprender a amarrar; a professora foi ensinando passo a passo, mas como alguns colegas já sabiam, puderam cultivar a generosidade e colaboraram ensinando aos demais também.
As crianças sentiram-se desafiadas e muito estimuladas, tanto os que não sabiam e precisavam aprender, como os que já sabiam e podiam ensinar, o que não foi tarefa fácil.
Para as professoras, a atividade foi muito rica, tanto no aspecto formativo quanto no aspecto pedagógico. Todos se empenharam muito em aprender e ajudar o colega.