Infantil 1 matutino explora diferentes texturas com os pés
Com as crianças em roda, as professoras Rayane Carvalho, Ana Paula Ferreira e Andressa Oliveira promoveram uma atividade diferente, mas para isso era necessário que todos ficassem descalços. Elas apresentaram uns tapetes contendo texturas diferentes e nomearam cada objeto presente nele. “A princípio deixamos que as crianças brincassem e explorassem livremente. Observamos suas reações e manifestações. Convidamos um a um para realizar o percurso nos tapetes para diferenciar cada textura”, explicaram.
Ao final, as crianças manifestaram qual era áspero e qual era macio. As docentes aproveitaram a oportunidade e refletiram sobre os cuidados com os amigos, relacionando a maciez do algodão à suavidade no trato com os colegas e professoras.
“Notamos que as crianças se envolveram muito, querendo explorar a todo momento o material utilizado. Vivenciaram com alegria este momento, aplaudindo a si mesmos e aos colegas a cada participação na atividade”, observaram as docentes.
A aluna Isabeli Cecília Barcelos, ao caminhar pelas texturas, manifestou com entusiasmo: “O algodão é gostoso”, se referindo a maciez do objeto.