Educação Infantil realiza as atividades do projeto “Onde está a alegria?”
A bibliotecária Mayan Bueno iniciou nas turmas da Educação Infantil as atividades do projeto Onde está a alegria?.
Para começar, as crianças foram questionadas: O que é alegria? É possível encontrar a alegria? Onde encontrar a alegria? Quando eu sinto alegria? A alegria do amigo pode me alegrar? Em seguida foi apresentado um trecho do livro Como encontrei a alegria, da autora Berenice Bueno de Sena. O livro foi a base para o projeto.
Utilizando uma caixa surpresa, a bibliotecária fez uma analogia com o mundo interno, falando que se ficarmos atentos, aprendemos a observar o que ocorre na mente, mas não enxergamos porque o que acontece é invisível. Os alunos observaram a caixa por fora, mas não sabiam o que havia dentro dela. Depois de muito suspense foi retirado da caixa o livro, a personagem, uma lupa, um espelho e uma lanterna. “Resolvemos em conjunto que iríamos realizar descobertas, assim como a personagem do livro”, explicou Mayan.
Inicialmente a turma conheceu a lupa e sua função, e depois realizaram o exercício de observação. Ainda dentro da biblioteca, eles observaram cada detalhe e depois foram fazer um passeio pelo Colégio. As crianças fizeram o registro do que foi observado por meio de lindos desenhos.
Em outro momento, as crianças foram convidadas a observarem as características físicas dos amigos e voltaram a atenção para a fisionomia de cada um. Neste momento foi utilizado outro recurso: o espelho. Os alunos puderam observar e investigar a si mesmos, e viram o quanto a fisionomia demonstra como estamos internamente.
A bibliotecária também apresentou o livro O colecionador de sorrisos, da autora Sonia Aparecida de Souza Martinez. As crianças foram questionadas sobre o que é colecionar e associaram a coleção às coisas boas que cada um pode reunir para ser feliz.
Respeitando a faixa etária e as características de cada turma, Mayan declarou que as crianças vêm realizando diversas descobertas ao longo do projeto.
Confira os depoimentos de algumas delas:
“Quando perguntei a função da lupa, ele manifestou que a lupa servia para aumentar coisas pequenas como a formiga. Logo em seguida ele completou sua fala perguntando: ‘Por que a menina usou a lupa para investigar, se a alegria que é grande e a tristeza que é pequenininha?.” Vitor Simonassi Bronzi (Infantil 5 - Vespertino)
“Quando perguntei a função do espelho, utilizado em uma etapa do projeto, a criança manifestou que o espelho “serve para ver o nosso próprio rosto. Se a gente está feliz ou triste.” João Florenzano Goldfeld (Infantil 5 - Vespertino)
“A criança manifestou o que era alegria para ela: ‘É quando o rosto fica assim (fez um sorriso)’.” Valentin Coutinho Magalhães (Infantil 3 – Matutino)
“Quando questionei o que era alegria, a criança manifestou que alegria ‘é quando a gente faz carinho’.” Elisa Siqueira Fleury de Morais Gomes (Infantil 3 – Matutino)
“Manifestou que alegria ‘é quando a mamãe chega em casa’. Ela também contou que a mamãe ficou muito tempo fora quando seu irmão Ricardo nasceu. Quando a mamãe voltou para casa ela sentiu muita alegria.” Clarisse Rodrigues Guimarães (Infantil 3 – Matutino)