Turma do Infantil 5A matutino estabelece combinados para utilização da rampa
As professoras Raquel Alves e Vanessa Alves observaram que a turma do Infantil 5A matutino estava fazendo o uso da rampa que dá acesso à sala de aula de forma indevida. As crianças desciam e subiam correndo, além de sentarem nas mochilas e fazê-las de carrinho. Foi então que decidiram fazer uma rodinha pedindo que dissessem qual movimento estava ocorrendo nos momentos em que entravam e saiam da sala de aula.
As docentes propuseram que os alunos pensassem em soluções para o problema, já que identificaram que a conduta na rampa poderia ser diferente, pois correr poderia provocar quedas, ferimentos e a falta de cuidado com as mochilas as estragariam. As crianças trouxeram soluções importantes para a mudança de atitudes: andar em fila, fazer a fila pelas cores da camiseta, respeitar o espaço do colega, cuidar da mochila puxando-a devagar, ser suave nas atitudes e esperar a vez. Dessa forma, a turma decidiu registrar em um cartaz os combinados realizados.
Esses combinados também foram apresentados ao 1º Ano, pois é uma sala que fica ao lado e que também utiliza a rampa. Ao longo da semana as professoras observaram se as crianças estavam cumprindo o combinado e identificaram que estão vigilantes com suas próprias ações e com as ações dos colegas, colaborando para cumprir com a lei instituída em conjunto.