Turma do 4° Ano vespertino estuda sobre os textos instrucionais de forma inusitada
Um aluno do 4° Ano vespertino teve a ideia de unir Língua Portuguesa e Ciências em um único momento. Ele recordou de um jogo - Kit de Alquimia - que havia ganhado e pensou: “Por que não usar o manual do kit para fazer uma mistura em uma aula prática das duas matérias?” E assim foi feito em sala, uma aula sobre as características do gênero textual – texto instrucional – e em paralelo foi realizada mistura química seguindo o passo a passo do manual.
De forma descontraída e atenta, as crianças assimilaram não só as características de um gênero textual, como também conheceram algumas reações químicas. Dessa forma, colocaram em destaque o nosso tema O conhecimento amplia a vida, contemplando pequenas e interessantes sugestões vindas das crianças.
"A Pedagogia Logosófica dá ao professor um papel principalíssimo no processo de ensinar e de aprender: cabe-lhe estimular no aluno o gosto pelo saber e, consequentemente, o gosto pelo estudo. Não pode ser ele um simples transmissor do saber adquirido em qualquer ramo do conhecimento, mas um ser ativo e criador, que transfunde em sua ação a energia e a criatividade que o conhecimento confere", explicaram as docentes Dian Araújo e Natália Ramos. Dessa forma, o 4° Ano têm transformado a sala de aula em um lugar de troca de conhecimentos, aprendizagem e ensino, buscando assim ampliar a vida.
“(...) se há algo que com maior facilidade ilustra a mente humana quando se lhe expõe temas de alguma profundidade, é a apresentação dos mesmos por meio de imagens, às quais têm, ademais, a virtude de serem rara vezes esquecidas.”