Infantil 4A e 4B matutino vivenciam a descoberta do lápis grafite
Para apresentar ao Infantil 4A e 4B matutino o novo material (lápis grafite, borracha e apontador) e propiciar a compreensão de suas funções, as professoras fizeram algumas encenações de situações vivenciadas pelas crianças.
Uma delas foi da criança que estava fazendo a tarefa de casa utilizando giz de cera e se esqueceu de escrever uma letra de seu nome. Logo começou a chorar por não conseguir consertar. Foi então que as docentes perguntaram sobre a forma como poderia resolver essa situação. O giz de cera é adequado na realização das tarefas? O que poderíamos sugerir para a menina?
Para responder essas e outras perguntas, as crianças receberam cartões nas cores vermelho, verde e amarelo. Na medida em que assistiam as dramatizações, manifestavam por meio desses cartões o que pensavam sobre as atitudes da criança (vermelho-errado; verde-certo; amarelo-estavam em dúvida).
Refletindo sobre a conduta da menina, os alunos descobriram que existe a borracha para apagar quando erram. Mas se ela não apaga giz de cera, qual é o material adequado para fazer as tarefas? As professoras exibiram um vídeo sobre a fabricação do lápis grafite.
Após alguns dias, todas as crianças retornaram ao miniauditório para assistirem outras situações usando esse material: em que momento apagar a tarefa, de que forma, quando apontar o lápis grafite, em quais atividades utilizá-lo... As crianças participaram novamente usando os cartões vermelho, verde e amarelo, de forma atenta e participativa.
Assim que retornaram para a sala elas experimentaram o uso do material, momento em que puderam se recordar das reflexões feitas e colocarem em prática o que foi aprendido.