Projeto “Consumo Consciente” promove a educação financeira entre alunos do 3º ano
O tema central do projeto Consumo Consciente, desenvolvido pelos estudantes do 3º Ano, foi educação financeira. A iniciativa propôs que os alunos fizessem planejamentos e aprendessem a poupar dinheiro para realizar seus sonhos. As crianças compreendem o valor das coisas e que é possível economizar, gastando somente o necessário.
Mas o projeto foi além e trabalhou os valores humanos. As professoras ensinaram o valor não só de bens materiais, mas também dos imateriais, que são gratuitos, como por exemplo, um momento com a família. Com isso, as crianças passaram a valorizar cada vez mais o trabalho dos pais e tudo o que recebem da família.
O projeto Consumo Consciente foi inspirado no livro O menino do dinheiro vai à escola, que conta a história do menino Reinaldo, que precisa saber lidar com o dinheiro para conseguir superar suas dificuldades e alcançar seus desejos.
A aluna Eduarda Lopes Machado aprendeu a lição e dá a dica: “Para termos um consumo consciente devemos sempre buscar economizar comprando só o que é necessário, e sempre pensando se realmente precisamos daquele produto. Se mudarmos pequenas atitudes no dia a dia, vamos conseguir criar um novo estilo de vida com menos consumo desnecessário. Ter um consumo consciente não é só comprar o necessário, como arroz e feijão, também podemos economizar de outras formas, gastando menos água e energia”, explicou a aluna.
Segundo as professoras, durante o desenvolvimento do projeto as crianças se mostraram empenhadas em envolver todos os familiares, e assim foram construindo mudanças em seus hábitos, que refletiram positivamente em todo o lar. As crianças ficaram muito estimuladas com a atividade, relataram que em muitos momentos conseguiram viver momentos felizes sem gastar com o supérfluo.