Infantil 1 matutino desperta para a percepção de tamanho maior e menor
As professoras do Infantil 1, Rayane Carvalho, Valéria Coelho e Priscila Kelida, planejaram para os alunos uma atividade com o intuito de promover a diferenciação de tamanhos, para que pudessem ter uma percepção de objetos menores e maiores.
Para isso, elas convidaram as crianças para irem à área lateral da escola. Lá apresentaram duas caixas: uma grande e outra pequena, dentro das quais haviam muitas bolas: bolas maiores e menores. As crianças brincaram livremente com essas bolas.
Quando chegou o momento de guardá-las, as professoras lançaram o desafio: todos os alunos deveriam guardar as bolas fazendo a correspondência: bolas grandes e bolas pequenas seriam guardadas de acordo com o tamanho das caixas. Ou seja, bolas menores na caixa menor e bolas maiores na caixa maior.
Durante a atividade, as docentes despertavam a percepção do vocabulário matemático: maior que, menor que e grande/pequeno. “Observamos que as crianças demostraram muito entusiasmo e organização ao guardarem as bolas”.