Turma do Infantil 3B matutino aprende o último segredinho do projeto “Observar, brincar, aprender a conviver para o equilíbrio ter!”
O último segredinho do projeto Observar, brincar, aprender a conviver para o equilíbrio ter! foi apresentado de forma dinâmica para as crianças do Infantil 3B matutino.
No primeiro momento, as professoras Raquel Alves e Rhafaela Maria mostraram o livro Segredinhos para ampliar as amizades e pediram a colaboração de algumas crianças para encontrar as pistas que tinham sido deixadas em diferentes locais da sala e do ambiente do Colégio. A cada pista encontrada a professora lia a mensagem para que as crianças pensassem onde estaria a próxima até que encontraram um pote (tesouro) no jardim.
Ao chegar na sala, a professora abriu o pote e os alunos viram que eram vários objetos que remetiam à cor da bandeira brasileira e à Copa do Mundo, como: papel crepom verde e amarelo, bola e a bandeira brasileira. As crianças se sentiram estimuladas e começaram a falar: “É o segredinho da copa. É do Brasil”. Mas, a professora Raquel guardou o pote e fez uma reflexão com a turma, recordando o segredinho: “Se você quer ter um dia feliz, dedique sua atenção aos amigos”.
As crianças refletiram sobre o sentido de se ter um amigo e sobre a importância de se fazer novas amizades. Então, foi sugerido que fosse feita uma festa com o tema do Brasil. E que para ampliar as amizades a turma do Infantil 3B poderia convidar a turma do Infantil 3A para participarem juntas dessa comemoração.
No dia da festa as duas turmas estavam com trajes e acessórios relacionados à cor da bandeira brasileira. Logo no início da manhã as duas turmas se dirigiram ao auditório do Colégio para assistirem o desenho: O chute mais forte do bairro. O desenho conta a história de uma criança que quebrou uma vidraça de um vizinho com uma bola e cultivou a valentia para contar a verdade aos adultos. Os alunos refletiram sobre a importância de serem valentes frente às situações difíceis.
Após o cineminha, as crianças foram ao local da festa e realizaram atividades, como: desfiles das roupas, dança em duplas (uma criança de cada sala), dança com todas as crianças... Ao término da festa, tiveram a oportunidade de brincar juntos na sacada da sala e no parquinho. Foram atividades envolventes e cheias de alegria!