Infantil 3 B matutino realiza atividade utilizando bambolês
As professoras do Infantil 3B, Raquel Alves e Rhafaela Maria, promoveram uma atividade com o objetivo de trabalhar o ritmo, a atenção e o brincar em conjunto. Antes foram estabelecidos os combinados dentro da sala e a brincadeira foi realizada na área das motocas. Antes de chegar ao local combinado, as crianças foram informadas de que teriam um bambolê para cada uma, dispostos em círculos no chão. Cada criança ficaria dentro de um bambolê e, assim que a professora começasse a cantar a música, teriam que colocar as mãos na cintura e pular com os dois pés dentro do bambolê da frente. Para isso, teriam que utilizar a faculdade da observação e realizar o movimento com atenção para não atrapalhar o colega que estava atrás.
Ao realizar os combinados em sala de aula, foi explorado o formato do bambolê e todos disseram que era circular. Ao chegar ao local combinado, as crianças se depararam com alguns bambolês amassados, estragados. Como as crianças disseram que o formato do brinquedo era semelhante ao de um círculo, a professora aproveitou a situação para explorar alguns aspectos importantes com a turma, como cuidado com os pertences, convivência e discrição.
A turma começou a refletir sobre como o brinquedo que deveria estar inteiro, apresentava-se todo amassado, impossibilitando seu uso na realização dos movimentos. A professora deixou que os alunos se expressassem e perguntou: “Alguém tem alguma ideia de como esse bambolê ficou assim?”. Todos ficaram em silêncio e balançaram a cabeça negativamente. Então, ela disse que algumas crianças, em vez de brincar rodando o bambolê no braço ou na cintura, decidiram pisar em cima, amassando-os.
Como as crianças do Infantil 3B estão crescendo um pouco a cada dia, todas constataram que já são capazes de ensinar outras crianças da escola como se deve cuidar dos brinquedos. Nesse momento, algumas crianças quiseram atribuir o erro a uma determinada turma, mas a professora fez a intervenção dizendo que não importava quem tivesse estragado os brinquedos, era preciso ser discretos, pois o importante era que aquela turma já era capaz de cuidar dos materiais e de tudo o que é da escola.
Ao final da conversa, todas as crianças utilizaram os bambolês para realizar a atividade. Quando terminaram, cada criança levou o seu bambolê para que a professora guardasse no local adequado.
A atividade estimulou a reflexão das crianças sobre o uso dos materiais e os cuidados que todos devem ter para sua conservação, além de trabalhar a responsabilidade individual e a valorização do esforço da escola, das professoras e dos colegas em deixar tudo em ordem, bonito e em condições de utilização.