Experiência propicia reflexões sobre convivência harmônica no Infantil 5B
As crianças do Infantil 5B, a partir do projeto Cientista da própria vida: buscando o equilíbrio entre o brincar e o estudar, realizaram uma pesquisa utilizando um vÍdeo sobre os vulcões. As professoras Larissa Nicolau e Raiane aproveitaram essa oportunidade para refletir sobre o estudo que têm realizado junto às crianças sobre a importância do uso da tecnologia de forma equilibrada.
Ao compreender como acontecem os processos de formação de vulcões, as crianças foram convidadas a irem à área coberta realizar a experiência de confeccionar vulcões.
As docentes estimularam às seguintes reflexões: “Quais atitudes foram necessárias para realizar essa atividade?”, “Como escutar o meu colega no momento em que estamos realizando uma atividade que exigiria decisões tomadas em grupo?”, “Quais pensamentos precisam estar na mente para que não haja o pensamento de realizar tudo sozinho?” e “Como resolver os conflitos que aparecem no grupo?”.
No dia seguinte foi dada continuidade à atividade, e os alunos realizaram a experiência de fazer o vulcão entrar em erupção, refletindo sobre a importância de estarem atentos no momento de medir a quantidade de ingredientes a serem utilizados no preparado da receita.
“Observar a movimentação das crianças nesse momento de atividade coletiva, possibilita diferentes reflexões sobre como conviver em grupo e traz observações sobre quais pensamentos precisam ser estimulados para uma convivência harmônica”, manifestou a professora Larissa.