2º Ano matutino estuda sobre a batata e sua planta, e faz analogia com o mundo interno
O 2º Ano está realizando durante esse ano o projeto Descobrindo as belezas da natureza e as do mundo interno, que tem por objetivo ensinar e estimular o cultivo das virtudes para promover a mudança de conduta, partindo da observação inteligente dos exemplos da natureza.
Recentemente, a professora da turma utilizou o plantio da batata inglesa como fonte de inspiração. Ela trouxe para sala alimentos cuja matéria prima era a batata: pão de batata, purê de batata e batata cozida. As crianças experimentaram os alimentos e, posteriormente, tinham que tentar adivinhar de que era feito. Muitas não descobriram do que era feito o pão, mas outras descobriram ao experimentar o purê.
Foi então que a professora apresentou a imagem de uma planta de batata e explicou a batata era o caule, ou seja, a parte mais nutritiva e importante para o consumo humano não ficava visível e sim embaixo da terra. Neste momento foi feita a seguinte reflexão: Podemos saber se a planta da batata está se desenvolvendo observando sua folhagem? E nós seres humanos, como saber se somos bons, alegres e felizes? Observando nossa fisionomia? E a conduta, as atitudes da pessoa, revelam quem ela é?
Com a ajuda das professoras, as crianças realizaram o plantio da batata na horta pedagógica. A coordenadora Lis Borges foi convidada para participar da atividade e promover algumas reflexões, quando apresentou a imagem do Agricultor dos Pensamentos e propôs um desafio: “Que tal nos tornarmos agricultores do pensamento? Alguém poderia dizer qual é a função de um agricultor?”. As crianças elencaram o que seria necessário para que cada um se tornasse um verdadeiro agricultor dos pensamentos.
Segundo as professoras, frente a algumas dificuldades de convivência apresentadas pela turma, sentiram a necessidade de trabalhar alguns conceitos logosóficos, como gratidão, o bem, a constância, o esforço, a paciência, a generosidade para ensinar e estimular o cultivo das virtudes, partindo da observação inteligente dos exemplos na Natureza. “A atividade teve um resultado melhor do que o esperado! Foi muito bem recebida pelos alunos e a devolutiva foi surpreendente. Sentir os alunos envolvidos em um projeto é muito grato, perceber a boa vontade, o interesse e a alegria na participação do proposto foi muito estimulante. Tudo foi registrado por eles e a aula foi muito produtiva”, declararam.
Confira os depoimentos dos alunos:
“Eu aprendi a ter gratidão e a ter bons pensamentos.” Alexandre Carvalho
“Na aula de hoje eu aprendi que nem sempre eu vejo como está o meu interno, por exemplo, às vezes eu penso que estou feliz por fora, mas por dentro estou triste.” Lorena Gonzaga
“Eu aprendi na aula que em todos os lugares eu tenho que ser uma agricultora da mente.” Liz Rezende Provazzi
“Eu aprendi que tenho que cultivar na mente só pensamentos bons, para colher bons frutos.” Daniela Moreira