Infantil 4A matutino aprende o que difere o ser humano dos outros seres da natureza
As professoras do Infantil 4A matutino, Thaissa Nicolau e Karen Xavier, listaram os animais que as crianças têm em casa e fizeram uma votação sobre qual animal poderiam trazer para sala, com o objetivo de observar e extrair elementos importantes para a vida. O animal eleito foi o cachorro e os alunos disseram o que conheciam deste animal, depois fizeram uma pesquisa em casa, com a ajuda da família.
Novamente em sala, a turma refletiu sobre o que sabiam, o que aprenderam com a pesquisa e as docentes escolheram duas crianças para trazerem seus cachorros para a escola, enriquecendo assim a observação e comparando-o às características do ser humano.
“Investigamos se os animais vestem roupas, se aprendem como nós, se são capazes de criar alguma coisa, inventar ao observar a natureza... Levamos uma roupa para observarem se o animal conseguiria se vestir sozinho, ou fazer uma escolha de roupa como fazemos. Refletimos em quais situações somos capazes de usar a inteligência para resolver desafios e problemas; e também sobre como temos utilizado nossa inteligência para encontrar soluções felizes e equilibradas”, explicou Thaissa.
Em outro momento, as professoras trouxeram para sala diferentes utensílios, roupas e imagens de regiões com diferentes climas (frio, ensolarado, chuvoso), para estimular os alunos a perceberem que foi utilizando a inteligência quando o ser humano criou roupas, utensílios e objetos adequados a cada ocasião.
Segundas as docentes, as atividades realizadas têm sido enriquecedoras e propiciado muitas reflexões sobre o uso da inteligência para termos atitudes equilibradas nos diferentes ambientes.