Alunos do Fundamental 1 aprendem sobre a infância de Cândido Portinari
Após a sensibilização do tema As brincadeiras do menino Cândido Portinari, conduzida através do contato com imagens e pesquisas, as professoras Welma Lange e Adriana Bernardo criaram um ambiente investigativo para as crianças do Fundamental 1 desenvolverem a habilidade de observar imagens artísticas.
Na sequência, no momento da leitura, as crianças comentaram os aspectos que acharam mais importantes sobre o trecho lido, compartilhando e expressando suas opiniões sobre a experiência do artista.
Cada turma escolheu uma obra ou um detalhe da obra para criar um trabalho utilizando materiais de artes. No processo de criação foram analisados os aspectos positivos e negativos sobre os materiais e os valores que cultivaram para execução das atividades.
Foi mostrado um vídeo sobre o artista Cândido Portinari para as crianças conhecerem mais sobre as suas obras e as experiências vividas pelo pintor. A professora apresentou uma série de slides com as obras mais importantes e criou alguns desafios no decorrer da exposição do vídeo.
Foi criado um Quiz como recurso didático para que os alunos pudessem reconhecer o aprendizado adquirido ao realizar o projeto.
Por fim foi realizada uma exposição aos pais e alunos com as produções dos alunos.
“O projeto proporcionou um ambiente favorável para a criança criar um objeto artístico através da jornada do artista, permitindo uma experiência visual e plástica que foi além “do fazer” (pintar, moldar ou colar), pois possibilitou a realização de um aprendizado significativo ‘dialogando’ através do processo criativo do pintor”, observou a professora Welma.