Turma do 1º Ano realiza experiência e aprende sobre a formação do ar e dos ventos
Motivados pelas investigações acerca do ar e do vento, os alunos do 1º Ano e as professoras Eduarda Assis e Paula Araujo observaram uma criança brincar de pipa e refletiram: É possível enxergar o vento? Em que situações experimentamos a presença do vento? Como se percebe a presença do vento?
Logo surgiu a ideia de fazer uma experiência científica. As docentes apresentaram os materiais que seriam utilizados (espiral de Arquimedes, vela e fósforo) e lançaram dois desafios aos alunos:
Desafio 1: Como girar a espiral sem tocar nela? Algumas crianças tiveram a ideia de soprar ou abanar com a mão e cumpriram o desafio. Foi concluído então que o ser humano pode provocar o vento.
Desafio 2: Como a chama de uma vela pode fazer a espiral se movimentar? As crianças pensaram que a fumaça que sai da vela é a que movimenta a espiral. As professoras explicaram que a fumaça sobe porque o ar aquecido pela chama forma uma corrente de ar ascendente, que movimenta a espiral do mesmo jeito que aconteceu com o sopro. Sendo assim, quando o ar quente sobe, o lugar em que ele estava é imediatamente ocupado por ar frio.
Ao final da atividade as crianças realizaram um registro individual sobre as descobertas.