Turma do Infantil 5B brinca de supermercado e aprende sobre Educação Financeira
Para introduzir o projeto Educação financeira, o Infantil 5B teve a oportunidade de brincar de supermercado, vivenciando todas as etapas para realizarem a brincadeira: primeiramente colaboraram para trazer de casa as embalagens; depois puderam refletir sobre a organização de um supermercado - se todos os produtos poderiam ficar juntos, sobre como é no supermercado de verdade e como poderiam organizar o próprio supermercado. Após a seleção e organização dos produtos, a turma foi dividida em grupos onde ora poderiam trabalhar e cumprir a função de caixas e empacotadores, ora poderiam comprar cumprindo a função de clientes.
Como preparo para viver a atividade foram feitas várias reflexões relacionadas à atitude que a turma está cultivando: Ordem na Vida. As crianças constataram que até para fazer compras precisavam organizar a mente: fazer uma lista do que precisam comprar, comprar somente o necessário, observar e saber do orçamento que podem dispor para não viver dificuldades.
Os alunos também aprenderam conceitos matemáticos e sobre o uso consciente do dinheiro: as crianças receberam determinada quantia de dinheiro (de brinquedo), deveriam imaginar que eram pais e mães de famílias e iriam ao supermercado realizar as compras do mês. Para isso precisavam observar quanto tinham de dinheiro disponível e o que poderiam comprar com aquela quantia diante das necessidades da família.
“Observamos que as crianças, além de gostarem de brincar com dinheiro e fazer compras, conseguiram refletir e observar a importância de se organizar para ir ao supermercado, de fazer bom uso do dinheiro e de comprar somente aquilo que era necessário. Demonstraram grande envolvimento desde a coleta de embalagens até o momento da brincadeira. Foi uma atividade bem proveitosa!”, avaliaram as professoras Dayanna Gomes e Thainá Santos.