3º Ano aprende sobre os textos instrucionais
A turma do 3º Ano está trabalhando textos instrucionais que são, como o próprio nome indica, os que fornecem ao leitor instruções e informações. E para comprovar o valor da leitura compreensiva dos textos instrucionais e seus objetivos, as professoras Mayara Campoy e Tallyta Silva trabalharam em sala com textos de confecção de brinquedos, regras de brincadeiras e receitas culinárias.
Como culminação do estudo, as docentes propuseram aos alunos fazerem uma receita de gelatina na Cozinha Pedagógica. Além de consolidar o conteúdo, a atividade propiciou o cultivo do respeito, da gratidão e a utilização do recurso pedagógico da analogia: as cores e os sabores de diferentes gelatinas, que, unidos na receita da "gelatina colorida", criam um saboroso alimento; do mesmo modo ocorre com os alunos em sala de aula: todos diferentes com características psicológicas peculiares, mas que, unidos, criam a imagem de um conjunto belíssimo, onde cada qual oferece o seu melhor para convivência harmônica.
“Pudemos observar que a imagem da gelatina colorida trouxe estímulos para as crianças valorizarem as diferenças como forma de criar um ambiente rico de troca de fragmentos em sala de aula. As observações sobre a conduta das crianças acontecerão nas atividades a serem realizadas durante o bimestre”, explicaram as docentes.