Personagem Belinha ensina conceitos valiosos aos alunos do Infantil 3
Para oferecer estímulos positivos a serem seguidos pelas crianças e fazer tudo o mais agradável possível, as professoras do Infantil 3, Sandra Mendes, Raquel Alves, Hellen Oliveira e Bruna Patrícia Camara, criaram uma personagem com o nome Belinha.
A personagem faz parte do período de adaptação das crianças na escola. Ela ensina boas condutas e a rotina da sala, favorece o desenvolvimento afetivo das crianças ajudando no seu envolvimento, colabora também na adoção de condutas afáveis e gentis. A personagem vem de Belo Horizonte com o seu mascote Bilu, que é um porquinho de pelúcia. A partir do Bilu surgem possibilidades dos alunos aprenderem sobre a vida na fazenda, sobre as características do animal; com a Belinha aprendem sobre viagens e cidades, de como podemos viajar, sobre o meio de transporte: carro, ônibus ou avião. A Belinha interage com as crianças e leva elementos importantes como o respeito, a fisionomia feliz, a importância e a alegria em compartilhar brinquedos e ainda o cultivo da generosidade.
“A avaliação é realizada através das próprias conquistas na rotina da turma. A personagem tem sido um estímulo às conquistas de atitudes de bem e da independência, do bastar a si mesmas (como abrir a mochila e pegar os materiais). As crianças demonstram querer seguir o exemplo da personagem que fica sendo um ponto de referência para as turmas”, explicaram as docentes.