Alunos do 4º Ano passeiam pela Cidade de Goiás
O 4º Ano está realizando na disciplina de História e Geografia um estudo sobre a origem das primeiras cidades goianas e a transferência da capital do estado de Goiás para Goiânia. Por saber da importância de aliar teoria à prática e assim comprovar com o estudo de campo o que estudamos em sala de aula, a professora Adriana Bernardo da Silva levou os alunos para fazerem uma viagem pela Cidade de Goiás.
Ao chegarem à Cidade de Goiás as crianças visitaram o Museu das Bandeiras, o Chafariz de Calda, o Mirante da Igreja de Santa Bárbara, e em seguida fizeram uma pausa para um delicioso almoço no restaurante do Hotel Villa Boa de Goiás. Após o almoço, as visitas foram ao Palácio Conde dos Arcos, ao Coreto e as lojinhas típicas da região.
O passeio foi finalizado com um divertido banho de piscina no hotel.
“Nesse passeio as crianças tiveram oportunidade de descobrir algumas curiosidades sobre a cidade, acrescentando dados importantes ao que haviam estudado, formando assim, uma imagem sobre a nossa história desde o desbravamento dos mares até os dias de hoje, destacando o caminho dos Bandeirantes no Centro-Oeste. Percebemos a união dos alunos, o interesse e paciência em permanecer dentro dos museus ouvindo as histórias interessantes; o respeito e o carinho ao tratar com as pessoas da cidade. Durante o retorno, em meio a tantos risos, as crianças não se cansavam de relatar o que haviam aprendido no passeio. Foi uma experiência de grande valor, pois sentimos o quanto é bom colaborar proporcionando momentos de grandes conhecimentos não só de conteúdos correntes, mas para a vida”, declararam as professoras Adriana e Tatiane.
Veja alguns depoimentos:
“Quando nós fomos para a cidade de Goiás, em busca de conhecimento sobre a cidade e sua história, eu senti muita alegria e gratidão por poder adquirir conhecimento e poder viajar com os amigos, adorei também o nosso guia que era legal e divertido. Despertou em mim muita vontade de aprender e de ouvir, mas apareceram vários pensamentos do mal durante a viagem, como a vontade de conversar com o colega na hora errada. Colaborei tendo paciência e tolerância no ônibus, pois tivemos que esperar um pouco até chegar na cidade de Goiás.” Júlia Patrus Kurosu
“Na viagem eu gostei muito do que a gente aprendeu, também gostei dos lugares que conhecemos. Aprendi sobre a transferência da capital para Goiânia e sobre como as pessoas viviam antigamente em Goiás, lá tive a oportunidade de conviver com colegas que eu não tinha tanta afinidade. Ficamos em um hotel chamado Villa Boa de Goiás, onde a gente almoçou e nadamos na piscina. Nós visitamos o Museu das Bandeiras e tivemos a chance de tomar sorvete no coreto. Tivemos que ter paciência e colaboração para escutar e aprender tudo que nos foi passado.” Augusto Tarquinio Flumian