6º Ano descobre sua forma de consumir literatura por meio de um novo projeto
Na era da Internet, um livro ainda tem um poder de atração?
Com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e promover maior envolvimento dos alunos do 6º ano, as docentes Rosângela Bispo e Valéria Mendonça criaram um projeto cujo início se deu através de uma dramatização e contação de história, onde foram descritos diferentes tipos de leitores. Um dos propósitos era o de que cada aluno pudesse refletir e buscar saber com qual dos tipos se identificava. Também ofereceu estímulo à criação de diferentes formas de apresentar um livro aos demais.
Os tipos de leitores apresentados foram: os aventureiros, os imaginativos, os desconfiados, os crédulos, os medrosos, os preguiçosos e os investigativos e reflexivos, cada qual com suas características peculiares.
Houve muito estímulo e interesse dos alunos e a partir das muitas reflexões feitas sobre os inúmeros saberes que se pode extrair de leituras reflexivas, muitos deles já se inscreveram para fazer a apresentação do livro selecionado para sua leitura.
Nossa conclusão é a de que quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento!