4º Ano testa hipóteses científicas no laboratório e aprende sobre reações interiores
Os alunos do 4º ano vivenciaram uma experiência científica empolgante nas últimas aulas com o projeto “What Will Happen? - Creating Hypotheses About Mixtures”, conduzido pela teacher Marcella. A proposta envolveu a criação de hipóteses e a observação de reações entre substâncias comuns e a água, promovendo descobertas significativas dentro e fora da ciência.
Durante a atividade, as crianças utilizaram materiais como bicarbonato de sódio, areia, farinha, sal, açúcar e óleo. A grande pergunta que guiou o experimento foi: “What will happen when we mix these substances with water?"
Antes de realizar os testes, os alunos foram convidados a registrar suas hipóteses. A expectativa era alta — muitos projetavam que o açúcar desapareceria na água, o sal se dissolveria e a areia se acumularia no fundo do recipiente. As observações posteriores confirmaram ou surpreenderam as crianças, promovendo reflexões importantes sobre o comportamento das misturas homogêneas e heterogêneas.
O ponto alto da experiência foi a reação do bicarbonato de sódio com vinagre, que gerou efervescência imediata, despertando interesse e encantamento! Essa reação foi utilizada como analogia para uma conversa sobre o poder transformador dos fenômenos naturais e a possibilidade que Deus deu ao ser humano de transformar a si mesmo.
Mais do que apenas uma aula de ciências, o projeto promoveu conexões com o tema anual da turma — Natureza Humana: um Tesouro a Ser Descoberto. A reflexão sobre o equilíbrio das misturas serviu como ponto de partida para pensar sobre o equilíbrio interno, a importância de evitarmos os momentos de efervescências promovidos pelas reações negativas.
A atividade foi muito estimulante e despertou por meio das metodologias ativas, o interesse científico e dos alunos para seguirem suas investigações sobre esse infinito mundo existente dentro e fora de cada um de nós.