Orientadoras promovem reuniões das turmas da Educação Infantil
As Orientadoras Educacionais do Infantil, Adriana de Castro Miranda e Terezinha Pantoja, realizaram reuniões com os pais para tratar das características de cada faixa etária da infância e como devemos atuar em cada uma elas.
Vejam um resumo do assunto abordado:
Fase de 1 e 2 anos: alegres, não tem a linguagem oral bem desenvolvida, são dependentes, choram por qualquer motivo, tem tendência ao egoísmo etc. Necessitam de um ambiente alegre e cheio de afeto, necessitam aprender a falar para evitar os desentendimentos e as atitudes impulsivas, necessitam ser estimuladas a aprender a realizar tudo ganhando independência, necessitam receber estímulos para cultivar a generosidade.
Fase de 3 anos: são afetuosos; gostam de correr, subir e pular; conversam melhor e com mais frequência pois tem linguagem mais desenvolvida, consegue concentrar-se por pouco tempo, a imaginação é fértil, etc. Necessitam realizar muitas atividades motoras, necessitam ser ouvidas, aprender a esperar a hora de cada um falar, necessitam aprender a resolver seus pequenos conflitos conversando, necessitam aprender a focar a atenção, necessitam que as outras faculdades da inteligência sejam estimuladas a desenvolver-se, como a reflexão, o pensar, o entender.
Fase de 4 e 5 anos: são mais inquietas, cheias de energia; aprendem com muita facilidade; são curiosas e inquiridoras; tem maior independência, carecem de defesas mentais. Necessitam de muitas atividades, necessitam ser preservadas de estímulos negativos e artificiais, necessitam ser atendidas em sua ânsia de saber, necessitam ser estimuladas a serem a cada dia mais independentes, necessitam receber elementos e conhecimentos que ajudem a defender a sua mente de influências negativas.