5º Ano participa da segunda etapa do Projeto Vida no Colégio Logosófico
No segundo semestre de 2024, as turmas do 5º Ano do Colégio Logosófico participaram da segunda etapa do Projeto Vida. Essa iniciativa teve como objetivo inspirar nos alunos o valor à vida e promover uma compreensão profunda do conceito de vida, alinhada aos princípios logosóficos.
Composto por quatro aulas interativas, o projeto abordou temas essenciais para a transição da infância para a adolescência, proporcionando reflexões e conhecimentos que envolvem tanto aspectos físicos quanto morais e espirituais.
Temas das aulas:
Onde começa a vida?
Na primeira aula, os alunos exploraram o início da vida, o conceito de família e os principais objetivos da existência humana. Por meio de reflexões orientadas, desenvolveram uma compreensão mais ampla sobre a criação do ser humano e seu papel na vida.
Puberdade e adolescência
A segunda aula foi dedicada às mudanças físicas e internas que ocorrem durante a puberdade. O diálogo reforçou a importância de compreender essas transformações para vivê-las com tranquilidade e equilíbrio.
Sistema reprodutor humano
No terceiro encontro, os alunos aprenderam sobre o sistema reprodutor humano, sua função e importância para a perpetuação da espécie. A aula destacou o respeito pelo corpo e a relevância de tratar o tema com conhecimento e responsabilidade.
Encontro com especialista
Na aula final, os alunos receberam a visita da Dra. Denise Miranda, ginecologista, que trouxe informações aprofundadas sobre cuidados com o corpo, higiene, prevenção de doenças e os processos de fecundação e gravidez. A médica ressaltou a beleza da criação humana e a importância do autoconhecimento.
Como culminação do projeto, os alunos receberam o Livro da Vida, Volume 2. Nesse material, tiveram a oportunidade de registrar reflexões sobre o que aprenderam, além de projetarem objetivos para o futuro, com base nos valores assimilados durante as aulas.
O Projeto Vida foi uma experiência enriquecedora que preparou os alunos para os desafios da adolescência. Além de promover conhecimento sobre o corpo e suas transformações, reforçou valores fundamentais como responsabilidade, respeito e o conhecimento de si mesmo.
Essa etapa do projeto destacou a importância de uma formação integral, que considera os aspectos físicos, morais e espirituais do ser humano, capacitando os alunos a enfrentar a vida com serenidade e valorização da própria existência.