Turma do 2º Ano aprende a identificar os diversos tipos de ambientes
As professoras do 2º Ano, Juliana Martins e Najah Melo, promoveram um estudo sobre o ambiente e a identificação dos seus vários tipos.
A primeira abordagem foi um estudo proposto no livro de Ciências, no qual foram apresentados diversos cartões, apresentando os vários tipos de ambiente que existem. As docentes propuseram a identificação dos ambientes em que a criança frequenta, dentre eles o ambiente da escola, e vincularam com a comemoração de aniversário do Colégio, a importância desse ambiente para vida de cada criança e ao estudo que a turma está realizando sobre a convivência.
Em seguida, as crianças fizeram um passeio pela escola para reconhecer os ambientes que a compõe, os detalhes e as funções de cada um. Posteriormente foram divididos em grupos para pesquisarem e buscarem informações sobre o ambiente sorteado para o grupo.
A turma realizou reflexões sobre qual a conduta mais apropriada para cada ambiente e quais pensamentos favorecem a boa convivência. Para finalizar, as crianças preencheram uma ficha em que deveriam informar sobre a convivência na escola, como percebem essa convivência e como tem sido a conduta de cada um para favorecer a harmonia dentro desse ambiente, quais os lugares que mais gostam de frequentar e quais desses mais favorecem a convivência com os colegas.
“O resultado dessa atividade e os estímulos oferecidos pela realização do projeto tem sido uma turma mais estimulada e empenhada em mudar a própria conduta tornar o ambiente cada vez mais harmonioso e agradável de conviver. Eles tem manifestado maior cuidado com os ambientes, por exemplo no uso do banheiro, na forma de brincar com os brinquedos da escola e nas brincadeiras com os colegas no ambiente”, declararam as professoras.