Infantil 4 e 5 fazem descobertas sobre unidades de medida
As turmas do Infantil 4 e 5, sob a orientação da professora Raquel Alves, Kamyla Cristine, Sthefany Elias, Leticia Vitoria e Ewelly Glenia, na Estação de Aprendizagens em Matemática, investigaram a unidade de medida arbitrária. Eles mediram o tamanho do colega para saber quantos passos o corpo do amigo mede e também usaram tijolinhos de casinha para saber quantos deles cada criança mede.
Depois, foi a vez de uma unidade de medida convencional. Com o uso de fita métrica, trena e régua, a turma pôde comparar e comprovar os resultados. Foi muito empolgante entender como esses materiais funcionavam!
Em seguida, as crianças viveram um momento bem descontraído e estimulante, no qual mediram a distância percorrida pela tampinha de garrafa pet no percurso intitulado “Peteleco de tampinhas”. Elas se mostraram bastante interessadas e animadas.
Na atividade, os alunos praticaram o conceito de medida, observaram as diferenças entre medidas convencionais e não convencionais e experimentaram medir em diferentes situações. Depois, eles pensaram em como divulgar o resultado do que aprenderam: como comparar tamanhos usando unidades de medidas diferentes? Por que é importante termos medidas convencionais?
A turma ficou muito alegre, entusiasmada e disposta diante dos desafios propostos! Tanto foi que uma das crianças trouxe uma história para compartilhar com os amigos: “Minha mão é uma régua de mim”, da coleção Tantan da editora Callis. Todos ficaram muito animados em conhecer mais sobre a história e as unidades de medida.