Infantil 5 enfrenta desafios ao constatar que os estados internos podem mudar!
As famílias participaram auxiliando na pesquisa. Nas apresentações dos resultados que as crianças fizeram para a turma, foram observadas mudanças de estados internos: alguns se irritavam em não estar à frente, outros porque queriam falar o tempo todo e outros ainda porque não ouviam os amigos. Foi uma rica oportunidade para constatarem os pensamentos que impediam que o entusiasmo inicial se perdesse. A reflexão foi que havia faltado o respeito em saber ouvir e saber falar no momento oportuno.
Na atividade seguinte em que deveriam escrever com carvão, novamente foram constatados estados que não eram de alegria e boa disposição. A proposta foi descobrir quais pensamentos aos quais deveriam ficar atentos para favorecer o cultivo da alegria: sobre estarem atentas se as palavras estavam promovendo um bem ou não.
A experiência continua, pois, o objetivo era o de que percebessem que nossos estados internos mudam e nem sempre para melhor. Nas próximas experiências deverão comprovar que podemos e temos condição para mudá-los sempre para melhor quando temos na mente pensamentos que se identificam com as forças do bem.