Infantil 4 faz experiência com vulcão para aprender sobre o poder das palavras
As professoras Kamyla Cristine e Amanda Mendes, da turma do Infantil 4 vespertino, realizaram um estudo sobre os vulcões: observaram como é um vulcão, em que partes do mundo eles existem, os que estão ativos e os que estão inativos, por que há erupções vulcânicas e seus impactos na natureza. Aproveitando o interesse das crianças em saber mais sobre vulcões, foi feita uma simulação com uma maquete para que observassem como ocorre uma erupção, utilizando vinagre, corante vermelho e bicarbonato.
Como a turma também estava estudando sobre as palavras, as docentes aproveitaram o momento para estabelecer uma analogia: a imagem da destruição que a lava provoca é semelhante às palavras desagradáveis que pronunciamos; ambas causam estragos aos que estão por perto. A lava não retorna novamente para dentro do vulcão, como nossas palavras, depois de pronunciadas. Não as podemos recolher pois saem e cumprem sua função: se forem para o bem, levam o bem; se forem para o mal, causam o mal.
A turma vibrou durante todas as etapas da atividade, participando de forma ativa e contribuindo com observações. O interesse foi tão grande que se estendeu às famílias através de pesquisas, que depois foram compartilhadas com a classe. A experiência levou a que nutrissem estados maiores de atenção às palavras para que fossem as mais agradáveis e elevadas e não provocassem os estragos na convivência.