Infantil 5 faz atividade sobre a importância das palavras para a convivência
A turma vespertina do Infantil 5 vespertino, foi desafiada pela professora Larissa Nicolau a observar o uso das palavras na convivência com os amigos. Em uma atividade especial, os alunos puderam ter contato com a história do pensamento “Tesourinha” do livro “Minha Casa Mental”, que foi contada pelo boneco Pedro. O objetivo da atividade era conduzir a conduta segundo o tema da agenda: “Jamais alguém se arrependerá de falar bem de seu próximo.”
As crianças ficaram curiosas para saber em quais momentos esse pensamento aparece, como combatê-lo e o que seria necessário para aumentar a atenção aos pensamentos na mente. Foi detectada a necessidade de voltarem as observações para si mesmas em vez de ficarem atentas ao que os outros faziam, falavam ou deixavam de fazer ou falar.
Os alunos se envolveram muito com o personagem e com as mensagens do conto, o que favoreceu maiores estados de alerta sobre as palavras capazes de fazer o bem e aproximar uns dos outros. Antes de ir embora, uma das crianças despediu-se do boneco falando “Pedrinho vou embora, mas vou te dar um grande abraço, você conseguiu ser um verdadeiro herói ao falar coisas boas para os amigos!” (Amanda Lira Campos)