O 1º Ano investiga se a laranja é sólida ou líquida
Com o objetivo de despertar nas crianças o espírito investigativo e cumprir com as etapas do método científico, as docentes do 1º Ano vespertino, Thalyta Tomáz, Ludmila Louslene e Gabrielle da Silva realizaram uma experiência desafiadora: “Afinal, a laranja é um sólido ou líquido?"
Partindo do elemento logosófico de que tudo na Natureza criada por Deus é um convite à inteligência do homem a que descubra e extraia as verdades ali presentes para adquirir os conhecimentos de que necessita, as crianças foram vivendo etapas:
- Observaram através de uma lupa a laranja por fora e seu estado físico: dura ou mole, sólida ou líquida?
- As laranjas foram colocadas inteiras numa jarra: ocupam todo o espaço dentro da jarra? Há espaços vazios?.
- As laranjas foram cortadas ao meio; uma das metades ficou para que cada criança pudesse observar como é a laranja por dentro; auxiliadas por um microscópio tiveram a oportunidade de descobrir os gomos, as sementes e as “garrafinhas” que contém suco.
- Cada uma espremeu sua metade de laranja para, juntos, fazerem um suco que, colocado na jarra, permitiu constatar que ocupou todo o espaço devido ao estado líquido que se moldou à forma da jarra.
- A conclusão foi a de que a laranja contém partes líquidas e partes sólidas.
Fazer descobertas em conjunto, cada um oferecendo a sua parte com alegria, entusiasmo e boa vontade permite valorizar a convivência como uma grande oportunidade de colaborar e aprender!