Carta e entrevista: duas atividades favoráveis ao cultivo do respeito, no 2º Ano A
Com o trabalho em Língua Portuguesa sobre os gêneros literários “carta” e “entrevista”, as docentes do 2º ano A matutino, Rayane Carvalho e Bruna Vieira, propiciaram uma situação real, “pra valer”: os alunos deveriam escrever coletivamente uma carta-convite endereçada à diretora Valéria Mendonça e, posteriormente, entrevistá-la.
Na carta, os alunos manifestaram suas inquietudes sobre a história de nosso Colégio e seu patrono. Tiveram a oportunidade de cultivar o respeito no exercício de conciliar sugestões para a entrevista e a forma clara e elegante de escrever a mensagem. Além disso, puderam ouvir os colegas, manifestar seus interesses, e cultivar a paciência para chegarem, unidos, à produção final.
O elemento logosófico que presidiu as atividades foi:
“O respeito e a tolerância mútua propiciam os acercamentos e atenuam as diferenças.” (González Pecotche)
Nas produções pós-atividade, foi observado um maior domínio sobre os gêneros literários em questão, e muitos estímulos e alegria por se sentirem parte do Projeto de Expansão do Colégio, com a criação do Ensino Fundamental 2 prevista para 2024.