Infantil 4A participa do Jogosófico e cultiva os conceitos de trabalho em equipe e superação
Os jogos internos - chamado Jogosófico - acontecem todos os anos no Colégio. Para vivenciá-los em sua completude, foi realizado com as crianças do Infantil 4A um estudo e um preparo acerca dos momentos de competição, alegria, o conceito de colaboração e a atenção à própria conduta.
Na roda de conversa, as professoras Viviann Waleska e Bruna Patrícia perguntaram aos alunos se sabiam o que era o Jogosófico, o que acontece na ocasião e como poderiam vivenciar a semana de jogos de uma forma feliz. Partindo do que as crianças trouxeram e dentro de aspectos que precisavam ser trabalhados na turma, as docentes iniciaram a atividade abordando sobre o conceito de trabalho em equipe. Eles refletiram sobre o que é um trabalho em equipe e como levar esse conceito para a dinâmica dos jogos.
Para que este conceito fosse palpável, as professoras promoveram várias brincadeiras em sala de aula e no ambiente do Colégio. A turma assistiu a um vídeo sobre o trabalho em equipe, juntamente com as crianças do Infantil 4B. Elas também vincularam o tema ao projeto semestral da turma, fazendo analogias com os demais seres vivos da natureza que sobrevivem por meio do trabalho em conjunto. Ao final, todos fizeram um cartaz contendo alguns os combinados que estabeleceram em comum acordo.
“A cada dia de jogos recordávamos do preparo que foi realizado antes. Durante o evento fizemos registros por meio de fotos e vídeos, com foco na observação: quais pensamentos haviam surgido, quais atitudes foram agradáveis e quais não, quais condutas foram de valentia, gentileza, tolerância e esforço para com os colegas, ou seja, reflexo de um verdadeiro trabalho em equipe”, explicaram as professoras.
Desta forma, o conceito de trabalho em equipe foi sendo praticado e as crianças puderam estar atentas às próprias condutas, além de descobrirem onde deveriam realizar mais esforço para desfrutarem melhor em outras oportunidades.
Como culminação da experiência, foi elaborada uma notícia, gênero textual que também estava sendo contemplado nas atividades em sala.