Turma do 2º Ano matutino realiza passeio e conhece um meliponário
A turma do 2º Ano matutino realizou uma visita à chácara Santa Isabel, no município de Senador Canedo, para conhecer de pertinho um melipónario*, com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre as abelhas – objeto de estudo da turma na Mostra de Ciências.
Lá na chácara, os alunos puderam observar as abelhas, seu habitat e experimentar o mel retirado diretamente da colmeia, inclusive o pólen!
De acordo com as docentes Sandra e Cleide, a experiência de campo foi criada para que os alunos compreendessem e comprovassem a importância das abelhas na natureza. Apesar da abelha não ser o único agente polinizador, as crianças constataram que sua extinção causaria a extinção de várias espécies no meio ambiente. “Foi uma grande oportunidade de propiciar um vínculo maior com a natureza e extrair dela um precioso conhecimento, despertando ainda mais o sentimento de gratidão pela criação de Deus”, destacou a professora Sandra.
“Eu aprendi com as abelhas a ser organizada, porque cada abelha segue a sua função e segue a ordem que Deus lhe deu: a organização. Não podemos matar as abelhas e os insetos, porque sem agentes polinizadores não existirá mais plantas, frutos e seres humanos.” (Isabela, 2º Ano B)
“Eu aprendi que temos que dar valor às abelhas porque elas são muito importantes para natureza. O que eu mais gostei do passeio foi comer o mel retirado da própria colmeia e ver as abelhas de pertinho sem precisar de proteção.” (Sofia, 2º Ano B)
*Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos. A criação de abelhas sem ferrão é chamada Meliponicultura.