Turma do Infantil 5B explora o dicionário ilustrado
As professoras Dayanna Gomes e Ana Carolina Dias propuseram uma atividade aos alunos do Infantil 5B para explorar o reconhecimento visual de nomes dos colegas. Elas encenaram uma situação em que haviam misturado uma lista de nomes da turma com nomes “intrusos” e agora precisavam da colaboração de todos para separar, identificando quais faziam parte do Infantil 5B e quais eram os intrusos.
Mas eis que surgiu a pergunta: “o que significa intruso?” A professora Dayanna aproveitou a oportunidade para questionar as crianças: “quando eu não sei o significado de uma palavra onde posso buscar adquirir esse conhecimento?” Uma das hipóteses levantadas pelas crianças foi a sugestão de buscar no dicionário.
A docente entregou o dicionário ilustrado que cada um possui e propiciou um momento de manuseio livre para que conhecessem o material, observassem as palavras, as figuras, comparassem com o do colega e, após este momento, procuraram juntos o significado do verbete “intruso”.
De acordo com as professoras, as crianças demonstraram grande interesse em observar as imagens dos dicionários e vincularam com outros aspectos que estavam estudando, como ao identificar o significado de semáforo, imagem essa que está vinculada a um combinado que é feito diariamente em sala.