Alunos do 4º Ano aprendem que o ser humano pode se superar e aperfeiçoar suas invenções
Os alunos do 4º Ano do matutino e do vespertino, orientados pelas docentes Dian Araújo e Eduarda Assis, viveram uma experiência feliz com o tema do ano: “Conviver: uma grande oportunidade”. Demonstraram vivo interesse em conhecer invenções que permitiram aos seres humanos uma vida com mais qualidade, conforto e praticidade ao longo da história; criações humanas que favoreceram a convivência entre os seres, que encurtaram distâncias e que possibilitaram maior interação através de pequenos gestos de afeto.
Como ponto de partida, refletiram sobre o ensinamento da Pedagogia Logosófica: “Daí que se tenha chamado o ser humano de ente imperfeito, porque requer aperfeiçoar-se, isto é, chegar a completar-se, pois não é mais que um fragmento de uma figura que é necessário terminar”. Observaram que assim como os seres humanos podem se superar e evoluir para o bem, suas invenções, os objetos, os instrumentos tecnológicos e até os alimentos também passaram por uma evolução ao longo da história promovendo avanços e maior conforto à vida de todos. As crianças descobriram na prática o avanço da tecnologia observando a evolução dos aparelhos telefônicos - fixo e celular -, da máquina fotográfica, das encadernações de livros, evolução dos relógios e até a invenção do macarrão instantâneo – que foi criado para acabar com a fome dos sobreviventes no período da guerra.
Realizaram uma exposição intitulada “Mostra Invenções do Século XX” que foi apresentada aos alunos do 5º Ano. Houve uma mudança de comportamento durante a atividade: as crianças puderam comprovar que a boa convivência se dá em pequenos detalhes como ouvir o outro com atenção, compartilhar conhecimentos, valorizar esforços, experimentar a alegria em descobrir e aprender que tudo o que conhecem hoje passou por um longo processo de crescimento e evolução, assim como ocorre com o ser humano que deve experimentar o afã de ser melhor a cada dia, em todos os aspectos da vida.