Trabalho em grupo: uma grande oportunidade de conciliação para o 4º Ano

A necessidade de desenvolver atividades em grupo, em que as crianças pudessem se beneficiar da convivência e do intercâmbio de ideias em prol de um objetivo em comum, além de experimentar os desafios que esta experiência cria, fez com que as docentes Eduarda Assis, Ana Carolina Barros e Leidyane de Souza, do 4º Ano vespertino, propusessem a realização de uma maquete da escola e seus arredores.

Inicialmente, fizeram uma planta baixa do prédio. Cada grupo determinou os materiais que seriam utilizados na maquete e organizando-se para cumprir com o estabelecido.

O resultado foi muito feliz! As crianças se envolveram muito na construção da maquete e puderam observar o quanto podemos realizar quando trabalhamos em equipe cultivando a boa vontade, o saber ouvir e manifestar com respeito. Puderam associar figuras geométricas (embalagens) a objetos do mundo físico. As crianças constataram que a convivência é uma grande oportunidade de completar a si mesmo e colaborar com o semelhante.

Confira alguns depoimentos:

“A construção da maquete foi boa. Tive a oportunidade de conviver com os colegas, mas vivemos algumas dificuldades como aceitar a ideia do outro. Para resolver, conversamos e entramos em consenso e foi feliz.” – Heitor Dias

“Foi legal fazer a maquete, mas foi mais interessante trabalhar em equipe.” – Rui Sampaio

“Eu achei que a construção da maquete foi legal e trabalhar em equipe também. A maquete não ficou como esperávamos, mas a oportunidade foi ótima.” – Beatriz Leite

“Foi bem divertido. No início vivemos dificuldade com ideias diferentes, mas no final todo mundo se entendeu.” – Valentina Claveaux

“Foi legal e divertido construir a maquete. Deu para mexer com tinta, massinha e caixas vazias. A gente conviveu com pessoas diferentes da gente, foi uma grande oportunidade.” – Vitor Araújo