Você está aqui:

Com alegria, entusiasmo e boa vontade, vivemos um Jogosófico melhor e mais feliz!

Com alegria, entusiasmo e boa vontade, vivemos um Jogosófico melhor e mais feliz!

Nos preparativos para os jogos internos do Colégio: o Jogosófico, as crianças do Ensino Fundamental foram estimuladas a criar uma mascote. Esta deveria traduzir o slogan da atividade realizado com sugestões dos próprios alunos: “Com alegria, entusiasmo e boa vontade podemos fazer um Jogosófico melhor e mais feliz.”
A seleção dos desenhos aconteceu por parte das crianças seguindo o critério de escolha do que mais se aproximasse do slogan. O desenho vencedor foi o da aluna Laura Steger do 5º ano A matutino.
Nas atividades promovidas nos Jogos Internos do colégio, além do brincar, do conviver e enfrentar desafios em ganhar ou perder e saber aguardar a vez, era objetivo que nossas crianças fossem estimuladas a observar como estavam se sentindo antes, durante e depois da experiência. Para isso, como incentivo, cada criança recebeu uma cartela com adesivos de emojis (carinhas felizes, tristes, bravas e com choro) para que registrassem, com auxílio das docentes, seus estados internos e observassem que podem oscilar. Foi nítida a luta de pensamentos e o esforço para mudar a insatisfação pela alegria em participar e conviver

Ficamos muito felizes ao constatar que nossas crianças foram verdadeiras e que, além de registrar seus estados internos, algumas até perceberam que era possível mudar para melhor e desfrutar com alegria, entusiasmo e boa vontade de tudo quanto foi proposto!

Depoimentos:

Luísa – 18/04
Ao ser convidada a colar o adesivo que representava o estado interno antes do jogo, Luísa disse que podia colocar o triste, pois queria a mãe. Perguntamos então, como ela ficou feliz depois para participar dos jogos e ela disse: “A prô me explicou e eu lembrei que a mamãe volta, aí fiquei feliz”.

Miguel Couraça – 19/04
No início da manhã, ao confeccionarmos o Registro dos Estados Internos e colar a fisionomia que correspondia ao estado interno antes do jogo, Miguel escolheu a triste e justificou que estava assim pois estava com sono. Valorizamos sua percepção e refletimos que ele poderia sair desse estado e chegar ao de alegria, e propusemos que ele escolhesse: se iria dormir um pouquinho ou lavar o rosto para despertar: prontamente escolheu lavar o rosto e ao final da manhã, colou a carinha feliz afirmando que havia conseguido mudar.
Samuel – 18/04
Samuel, ao preencher o Registro dos estados internos com a carinha que correspondia ao como se encontrava no dia anterior, antes de iniciar os jogos, manifestou: “Pode colar a carinha triste. Eu estava triste porque minha cabeça estava doendo. Mas depois fiquei feliz nos jogos. Então uma carinha triste e a outra feliz. ”

No dia 28/04 tivemos a culminação das atividades do Jogosófico!
O ambiente de alegria e de entusiasmo permeou o encerramento com a presença da Banda dos alunos do Colégio Militar @cpmgmajoroscaralvelos! Para coroar os esforços das crianças foram entregues medalhas: alunos do Fundamental entregando aos da Educação Infantil e destes aos do Fundamental.

Que experiência grata aos que mantiveram o entusiasmo bem como aos que comprovaram ser possível mudar um estado desagradável por outro de bem estar com o conhecimento dos pensamentos como agentes causais da conduta!